Saiba como entender teste de velocidade

A maioria das pessoas utilizam a internet para navegar na internet, assistir filmes e realizar serviços bancários como transferências e pagamentos. Por isso é importante realizar um teste de velocidade para saber se a velocidade contratada condiz com o que foi contratado.

O serviço de internet no Brasil não seja o dos melhores do mundo, o que justifica as constantes quedas e redução da velocidade. Quantas vezes você tentou baixar algum arquivo, mas não conseguiu por conta da conexão lenta?

Isso é algo que provoca uma grande revolta nas pessoas, principalmente quando levamos em consideração o custo para ter uma internet de qualidade. Mas como é possível resolver essas questões? Esse problema de conexão pode ser solucionado após a realização de um teste de velocidade.

A partir dele, você saberá qual a verdadeira causa para a sua internet ficar oscilando tanto. Então, antes mesmo de ligar para o seu provedor, tente resolver em casa primeiramente.

Teste de velocidade para medir sua conexão

Fazer um teste de velocidade é mais simples do que se pensa. Basta você ter um computador ou celular com acesso à internet e entrar numa das várias ferramentas que realiza a medição.

Após acessar o site, clique em iniciar teste e logo em seguida você terá em mãos informações importantes. Elas te guiarão para identificar o problema da sua conexão, caso haja algum.

O ideal é que esse teste seja feito regularmente. Assim você poderá saber se existe algum problema nos cabos de internet, no seu computador, no roteador ou na própria disponibilização de internet para a sua casa.

Caso exista algum problema com o seu provedor, entre em contato diretamente com a empresa contratada para exigir soluções. Afinal, você está pagando por um serviço e não está recebendo corretamente.

No entanto, vale salientar que nem sempre o valor contratado de megas chega na sua residência. Embora as empresas digam que você contratou x megas, o certo é que elas avisem que a velocidade precisa chegar perto desse valor. Esse esclarecimento evita confusões por parte do cliente, que acredita não estar recebendo o valor contratado.

O que analisar ao fazer o teste de velocidade?

Agora que você já sabe a importância do teste de velocidade, entenda quais são as primeiras coisas que você deve analisar.

Velocidade de download

A velocidade de download é a parte mais importante do teste de velocidade. Aqui você saberá se a quantidade de megas se aproxima do real. Como dissemos anteriormente, essa numeração não precisa ser a mesma, mas precisa sim estar bem próxima.

Perceba se você consegue realizar um download de arquivos pesados rapidamente. Esses arquivos podem ser filmes, vídeos ou utilização de aplicativos de streaming. Se estiver tudo funcionando corretamente, significa que sua velocidade está ok.

Velocidade de upload

Aqui você deverá analisar o tempo que leva para carregar um arquivo do seu computador para outro. Ou seja, você consegue carregar um arquivo no e-mail? Consegue também carregar nas suas redes sociais aquelas fotos da sua última viagem?

Caso contrário, você pode ter algum problema de conexão que deve ser solucionado.


Marketing Digital